segunda-feira, 13 de outubro de 2008

SOJA, UM BEM NECESSÁRIO.


Soja é um grao rico em proteinas, cultivado como alimento tanto para humanos quanto para animais. A soja pertence à família Fabacea (leguminosa), assim como o feijao, a lentilha e a ervilha.

A soja é considerada uma fonte de proteína completa, isto é, contém quantidades significativas de todos os aminoacidos essenciais que devem ser providos ao corpo humano através de fontes externas, por causa de sua inabilidade para sintetizá-los.

Como ilustração do poder nutritivo da soja, saliente-se o fato de que ela é o único alimento protéico fornecido por organizações humanitárias a africanos famélicos. Com uma alimentação exclusivamente baseada em soja, crianças à beira da morte recuperam todo o seu peso em poucas semanas. Esse fenômeno ocorreu em larga escala nas crises humanitárias de Biafra (Década de 1970), Etiópia (Década de 1980) e Somália (Década de 1990).

Dizer que a soja amarga não passa de uma desculpa sem fundamentos. Com a soja é possível criar vários pratos apetitosos, bonitos e principalmente, ricos em proteínas.

Em um quilo de soja você está utilizando de 300 a 350 gramas de proteínas na quantidade suficiente para suprir um adulto no período de uma semana. E tem mais: um quilo de soja texturizada industrializada , ao se hidratar de 2 a 3 minutos, retirando toda a água, obtêm-se 3 quilos.

Seu alto teor de ferro é ótimo para combater a anemia. Ela tem várias vantagens sobre as carnes, tais como: não excita os centors nervosos e não aumenta a pressão sangüínea, além de ser utilizada em dietas e nos tratamentos que retardam o processo de envelhecimento.


A soja é rica em proteínas, hidratos de carbono, gordura, fibras, vitaminas e minerais.


Leguminosas Proteínas Gorduras Hidrato de carbono Minerais

Feijão soja 38,0g 19,0g 11,0g 5,0g

Amendoim 26,0g 39,0g 24,0g 2,0g

Lentilha 26,0g 2,0g 53,0g 3,4g

Ervilha 23,0g 2,0g 53,0g 2,9g

Feijão 24,0g 2,0g 52,0g 3,5g


Proteínas: A quantidade de proteína que a soja contém está em torno de 30 a 45%. Ou seja, cem gramas de soja temos de 30 a 45% de proteína vegetal. Possui duas vezes mais proteínas do que a carne e uma e meia mais do que o feijão comum, a lentilha, a ervilha ou o amendoim, três vezes mais que o trigo integral, demais cereais e ovos, dez vezes mais que o leite de vaca.


Gorduras: Depois do amendoim, o Feijão de soja é de alto teor de gordura e de ótima qualidade. Entram em sua constituição ácidos gordurosos não saturados, ácido linoleíco e arquidômico, essencial a alimentação humana.


Hidrato de Carbono: O Feijão Soja tem em torno de 10 a 17% de hidratos de carbono.Porém apenas a quantidade de apenas 2% desta cota é que sob forma de amido absorvível pelo organismo humano. Por esta razão, o Feijão Soja é o alimento excelente para pessoas diabéticas, obesas ou em regimes para perda ou manutenção do peso.


Vitaminas: Em 100 gramas do Feijão Soja encontra-se: caroteno, tiamina ou vitamina B1, riboflavina ou vitamina B2, niacina ou vitamina B3, ácido nicotínico e ácido ascórbico.


Minerais: Para cada 100 gramas de Feijão Soja, seco ou cru, temos 5 gramas de minerais, dentre eles: sódio, potássiom fósforo, ferro, magnésio e zinco. A farinha de soja contém fósforo e cálcio em proporções mais elevadas do que o leite, ou o trigo integral, na proporção de duas vezes mais cálcio e cinco vezes mais fósforo que o leite de vaca.


Fibra: Cada xícara de Feijão Soja cozido contém 3 gramas de fibra. A casca do Feijão Soja é rica em fibra, não dispõe de substâncias nocivas ao organismo, pois não é tóxica.


Os alimentos provenientes da soja sao altamente recomendados para a prevenção das seguintes enfermidades:

pressão alta - excesso de colesterol no sangue - angina no peito - enfermidades no coração - artritismo, gota, ácido úrico - enfermidades do fígado (lesões celulares) - enfermidades dos rins - diabetes - enfermidades no estômago e no intestino - transtornos dos lactentes - raquitismo - tuberculose - enfermidades infecciosas - enfermidades da pele - anemia - alteraproduzidas por radiações - estado de esgotamento - ções debilidade nervosa - afecções pulmonares.



Nenhum comentário: