sábado, 15 de novembro de 2008

TEMPLE GYM E A IRONWORKS (sem frescuras).

Quem desce as escadarias até o subsolo onde se aloja a Temple Gym, localizada no centro da cidade de Birmingham (Inglaterra) se depara com um ambiente pequeno, teto baixo, penumbroso, com cheiro característico de umidade estagnada e muito barulho, uma mistura de rock pesado com gritos e bater de dumbells e anilha. Pode parecer pouco atrativo para os acostumados em academias altamente higienizadas e herméticas. Não que a Temple Gym seja suja, mas sem dúvida é o melhor exemplo de academia underground do mundo.
Mesmo após a era Dorian Yates, que dominou a década de 90, a Temple é local de migração de fisiculturistas de todo o mundo.
Se o telefone toca para chamar alguém que está treinando é perda de tempo:
- Temple Gym, posso ajudá-lo?
- Eu queria falar com David. É urgente.
- David está treinando, não pode atender.
- Mas...
- Não importa quem morreu, eu já disse que ele está treinando (Bate o telefone).
Na Temple Gym o treino é sagrado. Atletas treinam sérios e concentrados. Ninguém se atreve a quebrar a concentração com conversas desnecessárias ou brincadeirinhas. Passar em frente do espelho quando estiver sendo utilizado para corrigir movimento é falta grave.
Aqui na Ironworks acabamos por criar um ambiente parecido. Quando mudei de volta para o Brasil, resolvi morar em Londrina por ser um lugar com mais qualidade de vida, muito embora o crime tenha chegado em peso por aqui também. Como eu e alguns companheiros éramos mal vistos nas academias locais “porque só queríamos treinar”, resolvemos logo montar a nossa academia, onde pudéssemos gritar e jogar os pesos no chão quando necessário.
Em 30 dias estava montada a Ironworks que rapidamente adquiriu vida própria. Pensávamos inicialmente que teríamos poucos membros, pois afugentaríamos quase todos. De fato, levou alguns meses até as pessoas descobrirem qual era a nossa filosofia de trabalho. Hoje, quando o cabra se matricula sabe que o som é alto mesmo, e se alguém pedir para abaixar provavelmente nós iremos aumentá-lo. Não temos grande objetivo comercial, mas nas 24 horas em que a Ironworks está aberta temos membros o suficiente para tirar uma graninha extra no fim do mês, e principalmente manter a academia em condições de uso. O nosso público consiste basicamente de pessoas que não estão a fim de frescura, não têm tempo a perder e querem resultado. A classe médica, profissionais liberais, e muita gente séria da cidade freqüentam em peso o nosso ginásio.
A Ironworks é uma academia hardcore, mas quem só deseja treinar para saúde é bem vindo. No final acaba virando hardcore também e curtindo o ambiente diferente, ou cai fora. Hardcore é um estado mental, na verdade um estilo de vida que não quer dizer treinar em um buraco imundo e fazer cara feia para todo mundo o tempo todo; só de vez em quando. Hardcore tem a ver com superação e às vezes sacrifício, é viver numa confeitaria e só ingerir alimentos saudáveis, é superar as condições climáticas e criar uma mentalidade para treinar esteja 40 ou –40 graus, é realizar uma repetição a mais quando pensar que está tudo acabado. Isso é superação, isto é hardcore!
POR: Waldemar Guimarães

Nenhum comentário: